Tudo sobre Persona!

Nós sabemos que definir o público alvo de sua empresa é uma das etapas mais importantes, por isso no post de hoje vamos te ensinar como encontrar sua persona!
Tudo sobre Persona!


O termo persona é muito usado em quase todos os cursos, artigos e materiais educativos relacionados a marketing. Muitos negócios podem assumir que todo mundo já tem uma 

persona, a conhece e a coloca em prática. 

 Persona é a representação do cliente ideal, com diversas características que colaboram para a elaboração das estratégias.♥

Mas a verdade é que até mesmo negócios já estabelecidos precisam redefinir o retrato de seu público de tempos em tempos, sem falar nos novos negócios que precisam criar sua estratégia de entrada de mercado!

 

O que é persona?

Persona é a representação de um cliente ideal. É a exemplificação do comprador perfeito - por isso em inglês o termo é buyer persona.

Ainda assim, gerar uma persona para o marketing não se trata de descrever o público de compras em potencial do negócio, mas sim de reunir um conjunto de informações que podem ser usadas por diversos departamentos. Desde a comunicação, marketing, vendas e produtos, todas as áreas podem se beneficiar de um conceito de persona bem definido e claro. Isso irá colaborar para tomar decisões embasadas e investir de forma inteligente.

 

Por que criar uma persona é importante para os negócios?

Depois de fazer uma avaliação de mercado inicial, determinar as personas é a próxima etapa lógica para definir a estratégia de marketing, produto e do negócio em geral. Afinal, o desenvolvimento de produtos e negócios, assim como as atividades de marketing, vêm do conhecimento sobre o público-alvo. São as personas que ajudam a decidir:

- Para qual direção orientar o desenvolvimento de produto; 
- Que tipos de conteúdo criar;
- Como dar seguimento a leads; 
- Como lidar com questões relacionadas à retenção e aquisição de clientes. 
- O resultado final da definição da persona alvo é conseguir uma parcela da atenção dos - visitantes com alto valor e facilitar o processo de conversão e retenção.

 

 Como criar uma persona?

Antes de reunir as informações, é importante definir quais peculiaridades o perfil de persona (também chamado de modelo de persona) deve abordar. De dados demográficos a valores, qualquer peça do quebra-cabeça ajudará os profissionais de marketing a terem uma ideia melhor do cliente "perfeito".

Inicialmente, os profissionais de marketing tendem a dar um nome e foto fictícios à persona e depois completar os seguintes detalhes:

Demografia

Esse é o nível mais básico de dados que devem ser incluídos no perfil de persona. 

- Idade/gênero (é interessante ser o mais preciso possível, pois isso pode orientar as equipes de design e redação sobre o uso do estilo e da linguagem adequados)
- Renda (incluindo renda anual)
- Localização (urbana/subúrbio ou cidade/campo)
- Status familiar (principalmente para as marcas de consumo de Business to Consumer que significa “negócio para consumidor”)
- Nível de educação (Ensino Fundamental, Médio… É importante principalmente para as equipes de marketing de conteúdo)
- Blogs preferidos, redes sociais e sites
- Mídia preferida (digital e impressa)
- Influenciadores e líderes de opinião que confiam e admiram 
- Eventos favoritos, conferências (online e offline)


Espero muito que tenham gostado desse conteúdo e entendido a importância da persona para sua marca!! ♥

Escrito por Ana Júlia Scherrer.

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